Lasanha de Beringela

A palavra original é do grego lasanon, que passou para os romanos como lasanum, cujo significado é pote de cozinhar. Assim, entendemos que a comida que estava em cima poderia ter qualquer denominação, e o nome do prato foi erroneamente atribuído à preparação que intercalava camadas de massa e ragu.

As lasanhas originais não levavam tomates, mas a receita que postarei aqui não só usa os frutos, como substitui a massa por finas fatias de beringela! Escolhi essa por ser ótima pra quem precisa economizar calorias e por que é muito fácil; eu fazia quando era menor.

– 1 beringelas cortadas longitudinalmente (ao comprido)

– 1 lata de molho de tomate ou a mesma medida de molho feito em casa

– 100 gr de presunto

– 100 gr de queijo mozarela

Quem optar pelo molho pronto, pode usá-lo direto como vem da lata, ou dar uma refogada com meia cebola e 1 dente de alho bem picadinhos. Pronto o molho como deseja, acrescente as beringelas (pode ser sem casca, se quiser) e cozinhe poucos minutinhos, para ganhar cor e maciez. Feito isso, é só montar.

Na base coloque uma camada de beringela, depois presunto e em seguida a mozarela. Alterne assim, deixando um ou dois dedos de folga antes do topo da forma. Finalize com queijo.

Essa receita é uma porção pequena, praticamente individual. Dobrando a quantidade dá para duas pessoas comerem tranquilamente. O garfield aprova.

Aproveitando a chance, vamos à lição de português: beringela é com G? Há divergências no Brasil. Em Portugal, só existe a forma com G. Aqui, aparecem as duas maneiras, mas escolhi a com G de acordo com o dicionário Houaiss, que aponta beringela como a forma preferencial, baseada na origem da palavra, mas não descarta a opção berinjela. 

lasanha só pode ser escrita com S. Na grafia italiana, o S é preservado, e escreve-se lasagna. Por fim, o queijo mozzarella, assim grafado na Itália, já tem duas formas “aportuguesadas”. Pode-se escrever tanto mozarela, como eu escolhi, ou muçarela, que eu ainda acho estranho demais para arriscar, mas os dicionários comprovam que está certa!

3 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Dieta Gourmet
    jul 02, 2010 @ 08:59:10

    Minha nutricionista tentou me enganar…
    Me deu uma receita de Moussaka pra eu fazer…
    Fui descobrir que era uma receita de lasanha de beringela light…ahhhhhh

    Responder

  2. DIETA GOURMET
    jul 03, 2010 @ 17:36:23

    molho branco???? näooooo… é com iogurte desnatado…hahahhaha

    Responder

Deixe um comentário

