Grana

O queijo tipo Grana surgiu há quase mil anos, feito por monges da Padania,  norte da Itália. O nome faz referência à textura granular do produto, que fica entre 12 e 36 meses maturando até o ponto ideal, quando está com aroma frutado, cor levemente amarelada e a textura mencionada.

Além de delicioso, o Grana é ótimo para quem tem o organismo inimigo da lactose, como eu. 30g do queijo tem substâncias nutritivas equivalentes a meio litro de leite!

E adivinhem onde é feito o melhor Grana fora da Itália? Em Santa Catarina – oeste do estado -, pela Gran Padania do Brasil. Eles produzem o Gran Mestri (um tipo de Grana Padano), o mais nobre dos Grana. Há também o Parmigiano Reggiano na família… cada um tem suas características e são protegidos pelos D.Os (denominação de origem) italianos, que ditam as regras de produção, mas no Brasil conhecemos tudo como parmesão.

“A cada 45 dias o ‘Experto’ – mestre queijeiro – vem da Itália para o Brasil e submete os queijos a provas de qualidade, que levam em conta o aspecto externo, o grau de envelhecimento e a consistência da massa.

Todos os ingredientes necessários para a fabricação vêm direto da Itália. São utilizadas fôrmas especiais, que moldam e marcam o queijo, atestando a origem, legitimando a denominação e garantindo a qualidade do produto. A Gran Padania do Brasil é habilitada pelo Ministério da Agricultura para a exportação.” Informações de Beto Barreiros

 Organizando as ideias: Grana é a denominação para os queijos com as frestas e imperfeições que dão o aspecto granulado, incluindo o Parmegiano Reggiano e o Grana Padano, embora muitas vezes façamos simplificações, referindo-nos a eles como parmesão. As diferenças começam no tipo de leite usado para a fabricação desses dois tipos. Para fazer o Parmigiano, é usada uma mistura de leite integral e desnatado, maturada em mais de 18 meses, e na confecção do Padano, apenas leite semidesnatado, maturado por 15 meses (há exceções). No produto final, percemos que o Parmigiano fica mais salgado, enquanto o Padano deve ter um sabor suave e adocicado – dizem que deve lembrar abacaxi, mas aí já é outra história…

Anúncios

2 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Andréa Potsch
    jul 05, 2010 @ 10:23:09

    Adoro Grana Padano!! Pena que é um pouquinho caro! Senão acho que comeria todo dia… kkkk
    bjs

    Responder

  2. Dieta Gourmet
    jul 05, 2010 @ 14:17:17

    ADORO!!!

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: