Vatel

Um bom filme para quem gosta de culinária. Além de aprender sobre a história da França durante o governo de Luis XIV, o rei Sol (cerca de 1660), vemos os glamurosos banquetes servidos na corte e a capacidade criativa de François Vatel criando delícias, muitas usadas até hoje, como o chantilly.

O filme abriu o festival de Cannes de 2000 e tem no elenco atores como Gérard Depardieu, no papel de Vatel, e Uma Thurman como Anne de Montausier. Em 2001 foi indicado ao Oscar de melhor direção de arte, mas não levou a estatueta.

Nascido numa família humilde de Paris, em 1631, Fritz-Karl Watel só se tornou François Vatel após sua morte (1671), pela Marquesa de Sévigné, que “adaptou” o nome para o francês. Sua empreitada nas cozinhas do país começou aos 15 anos, quando tornou-se aprendiz de confeiteiro de Jehan Heverard. Chegou à corte francesa aos 22 anos,  como auxiliar do cozinheiro de Nicolas Fouquet, Superintendente do Tesouro e possível inspiração para “o homem da máscara de ferro”. Logo tomou o lugar de maître d’hôtel do castelo de Vaux-le-Vicomte e a partir daí ganhou a visibilidade que precisava para se encarregar de organizar as festividades da corte.

No filme Vatel – um banquete para o rei, vemos as inovações criadas por Vatel para surpreender não só o paladar dos convidados, mas os demais sentidos, com a incorporação de espetáculos de teatro, dança e fogos de artifício aos banquetes, estátuas de gelo e muitas outras novidades.

Além de poder observar a hierarquia que deveria ditar os banquetes e o cotidiano de Vatel trabalhando, nos envolvemos com um roteiro legal, com os confrontos psicológicos do cozinheiro quando começa a sentir que dentro da corte nada mais é do que uma das marionetes reais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: