Molho de Tomate

Um molho básico, que vai bem com quase tudo… é tão usado no Brasil, que as inúmeras possibilidades de comprá-lo pronto desestimulam as pessoas a investir um tempo no preparo de um belo molho de tomate caseiro.

Aí vai a receita que aprendi a fazer no IF-SC – e caiu na minha prova técnica! É ótima e razoavelmente rápida. Essa foto é meramente ilustrativa, já que não tirei foto do molho que fiz, mas o da imagem está realmente parecido, já que o resultado não fica como uma polpa, homogênea, e sim com pedacinhos do tomate aparecendo. Não recomendo o uso de colher, nem qualquer outro artefato, de pau na cozinha, por uma questão de higiene.

– 500g de tomate italiano

– uma cebola pequena bem picada (cerca de 50g)

– 3 dentes de alho

– cebolinha, manjericão, pimenta do reino, sal, azeite, açúcar e água, de acordo com o necessário

Para serem usados, os tomates devem estar sem pele e sementes (“concassé” – dúvidas, veja o próximo post com o passo-a-passo), cortados em cubos. A cebola também deve estar bem cortada (brunoise, ou seja, cubinhos pequeninos, sobre os quais falarei em breve também, quando fizer o post sobre cortes). Os temperos verdes devem ser cortados finamente, assim como o alho.

Feitos os cortes, por o azeite na panela para esquentar. Acrescentar a cebola e deixá-la suar (até perder a cor, ficando “transparente”). Colocar o alho e deixar poucos segundos, pois ele logo amarga. Aí, adicionar o tomate, acertar sal e açúcar e deixar cozinhar 30 minutos, ou até que os tomates estejam macios, desmanchando-se facilmente ao toque. Se durante o cozimento o molho ficar seco, colocar um pouco de água. Quando o fogo for desligado, adicione os temperos verdes e bom proveito, fica um molho super suave. Lembrando que pode-se colocar a pimenta que desejar também após ter desligado o fogo.

Pra quem se pergunta pra que colocar açúcar no molho, é somente para quebrar a acidez do tomate. Eu recomendo umas 4 pitadas de sal e 2 de açúcar, para que ele não se sobressaia na receita, mas é uma questão de gosto, basta provar constantemente e ir testando!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: