Aspargos ao Aceto Balsâmico

Receita adaptada da obra Culinária italiana de Jennifer Donovan; uma combinação que realçou o sabor marcante do aspargo.

– 500gr de aspargos frescos

– 2 colheres de sopa de azeite

– 2 colheres de sopa de aceto (“vinagre”) balsâmico

– 2 colheres de sopa de lascas de parmesão

– pimenta

Pré-aquecer o forno a 220º. Envolver os aspargos com azeite e colocar em uma assadeira forrada com papel manteiga, deixando por 10 a 12 minutos no forno, até amolecerem.

Colocar na travessa em que será servido, regar com vinagre e mais um pouquinho de azeite. Salpicar com as lascas de parmesão e pimenta a gosto. Prontinho.

Embora não seja o caso, a água do cozimento dos aspargos pode ser aproveitada para fazer molhos, sopas ou suflês, como usamos um caldo de legumes. Um jeito muito simples para fazê-los é colocar em água fervente entre cinco e nove minutos, de acordo com a espessura de cada um. As pontas macias devem ficar fora da água,  cobertas com papel alumínio e com a tampa da panela fechada, para serem cozidas no vapor.

O aspargo é bom para quem faz dieta, pois é pouco calórico. 100 gramas de aspargo cozido fornecem 18 calorias. Em conserva, 16. Aliás, por que a maioria dos aspargos nas conservas é branca? … São cultivados no escuro!

Na hora de escolher seus aspargos, confira se os caules estão firmes e o verde, “vivo”. Dizem que os que tem talos finos são mais saborosos…

Um pouquinho de história: há registros de apreciadores dos aspargos há milhares de anos,  como o imperador romano otávio Augusto e Plínio, o Velho, naturalista de mesma origem, que chamava os aspargos de “a verdura de Deus”. O prestígio dos aspargos caiu durante a Idade Média, mas reergueu-se no Renascimento , sendo muito consumido por Luís XIV, da França.

François Bonvin, Natureza morta com espargos, 1867

(Dir) Etienne Tournès, Aspargos, 1907

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: