Bobó de Camarão

Não tenho nenhuma conexão com a Bahia, nem nunca sequer fui para lá visitar, mas resolvi arriscar. A culinária bahiana é mesmo muito boa 🙂

O bobó é um prato  de origem africana. É um creme pouco consistente feito geralmente de mandioca, cozido e amassado com azeite-de-dendê e temperos. Pode ser servido quente, morno ou frio, como prato principal ou como acompanhamento.

O bobó de inhame e o de vinagreira são os mais antigos, preparados desde o século XVII. Depois, foram sendo sofisticados com o acréscimo de frutos do mar.

– 2kg de camarão branco fresco e limpo
– ½ kg de mandioca
= 4 colheres de sopa de azeite de dendê
– 1 cebola média picada
– 1 tomate
– 1 pimentão picado
– 2 colheres de coentro picado
– 1 xícara de leite de coco (240ml)
– sal

Cozinhar os camarões em água fervente. Em cerca de cinco minutos já estarão firmes. Escorrer e reservar o caldo. Fazer o mesmo com a mandioca: çozinhar em água fervente até ficar macia (descascar e cortar para facilitar). Reservar um pouco de caldo da mandioca, umas duas xícaras.

No liquidificador, colocar um pouco de cada caldo e acrescentar alguns pedaços de mandioca. Bater e repetir a operação, sempre colocando os caldos e batendo a mandioca aos poucos.

Numa panela com azeite de dendê, fritar a cebola até começar a dourar. Juntar o tomate e refogar bem. Acrescentar o camarão, temperar com sal a gosto e o coentro. Abaixar o fogo e deixar cozinhar por 3 minutos. Acrescentar o creme de mandioca e o leite de coco e servir com arroz. Serve até seis pessoas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: