Na pior em Paris e Londres

Provavelmente meu livro preferido. A proposta inicial nada tem a ver com culinária, mas acaba que essa obra é um excelente registro de como funcionavam grandes cozinhas de hoteis luxuosos de Paris e Londres do início dos 1900.

Foi com este livro que nasceu George Orwell, o pseudônimo de Eric Blair, um jovem inglês determinado a se tornar escritor. Em 1928, instalou-se num hotel de Paris e em quinze meses escreveu dois romances e vários contos, material totalmente rejeitado pelas editoras. Seu dinheiro acabou e ele foi obrigado a procurar emprego. Acabou que grande parte deles foi em restaurantes e hoteis, lavando louça, por exemplo, o que permitiu que compreendesse o funcionamento, a forte hierarquia e as malandragens que aconteciam nesses ambientes.

Tudo é narrado nessa obra, com texto leve e objetivo, bastante sarcástico, com o autor diversas vezes zombando da própria condição. Na pior em Paris e Londres é, portanto, um texto autobiográfico, que mistura a narrativa jornalística com técnicas da ficção, deixando o relato do autor sobre a pobreza mais interessante do que possa parecer. Recomendo de verdade, assim como outras obras de Orwell, como 1984, Revolução dos bichos e Dentro da baleia.

Anúncios

2 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Michael
    dez 18, 2011 @ 16:12:15

    Olá! Também gostei muito desse livro, e escrevi um post no meu blog falando sobre ele. Talvez te interesse!

    http://apenasmenos.com/george-orwell-na-pior-em-paris-e-londres/

    Outro livro muito legal de George Orwell é o “Keep the Aspidistra Flying”, ou em português “O Vil Metal”, ou “Moinhos de Vento”. É a história de um publicitário que quer ser poeta, e “larga tudo”, declarando guerra ao dinheiro. Recomendo!

    Responder

  2. Marina
    dez 20, 2011 @ 21:34:25

    Michael, obrigada pelo comentário, adorei. Orwell é realmente um dos meus favoritos. Acabei de comprar Como morrem os pobres e outras histórias, tô doida pra ler; e valeu pela recomendação, será o próximo!!

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: