Enroladinho de canela

Essa linda foto já justifica a receita, enche a boca de água J Para ajudar, rapidez e facilidade também animam qualquer um a experimentá-la. Os rolinhos de canela, famosos cinnamon buns, pinwheels ou rolls, são absolutos nas mesas e cafeterias norte-americanas – incluindo o Canadá, de onde eu trouxe esta versão diretamente da aula de culinária do colégio. Foi com esta receita que tirei 10 e ganhei um certificado de distinção, hehehe. Eu e minha dupla, também brasileira, superamos a líder da classe, uma nipocanadense exibida. A professora fez ela provar nossos rolinhos para ver como deveriam ter ficado os dela!

– 1 xicara de farinha

– 2 colheres de chá de fermento

– ¼ de colher de chá de sal

– 2 colheres de sopa de açúcar

– ¼ de xicara de margarina em temperatura ambiente

– ½ xicara de leite  (um dedinho a menos, na verdade)

– 1/4 de xicara de açúcar mascavo

– 1 colher de chá de canela

– 2 colheres de sopa de margarina derretida (só para bezuntar)

Juntar farinha, fermento, sal e açúcar mascavo. Depois a margarina, formando bolinhas que parecem aveia, ou farofa, não vai ficar uma massa homogenea. Em seguida, colocar o leite devagar, mexendo com garfo até que fique homogênea, largando das laterais do recipiente facilmente. Amassar bem a massa com as mãaos de 8 a 10 vezes, para que seja facilmente “espalhável”. Abri-la em papel filme formando um retângulo de 8×11. Passar margarina derretida em cima (25s no microondas bastam para essa quantidade de margarina ficar no ponto). Por fim, salpicar toda a extensão da massa com açúcar e canela combinados. Enrolar como um rocambole e cortar em fatias iguais. Assar 10-12 minutos em 180-200º.

A origem desse doce é sueca, e ele é tão popular por lá que 4 de outubro é o dia nacional do cinnamon bun. Mas a receita original é um pouco diferente da americana, e, portanto, da aqui apresentada. Os nórdicos usam cardamomo na massa e a fazem mais leve e menos doce. Também é comum assá-lo como um muffin. Para fazer a cobertura de açúcar como a da foto ao lado, misturar 2 colheres de sopa de leite, 1 colher de chá de essência de baunilha e 1 xícara e meia de açúcar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: