Sushi: sabor milenar

Um livrinho que chegou às minhas mãos por acaso, a partir da promoção Amo Ler da Saraiva… e me surpreendeu! É o estilo de leitura culinária que me agrada: mostra origens e motivos, instruindo a reconhecer um bom produto, não entregando receitas e métodos prontos. No prefácio, Alex Atala exalta essa mesma qualidade – nada de receitas. É mais estilo um manual, até uma enciclopédia, ainda que bem descontraída e pessoal, pois a opinião e experiência própria do autor está sempre presente.

Recomendaria para o mais leigo apreciador da culinária japonesa, até aos mais viciados, como eu. Aprendi várias coisas! Uma passagem que me marcou bastante foi a que fala sobre o nabo branco que serve como caminha para muitas peças. O motivo pelo qual se passou a colocá-lo ali foi porque o nabo absorve rapidamente qualquer pigmento com o qual entre em contato. Assim, a comida dos imperadores japoneses vinha sobre o nabo para, em caso de uso de alguma substância, como veneno, ele denunciasse ficando manchado!

Para saber sobre o autor e o lançamento recomendo o site da Fundação do Japão.

No site da Folha tem um podcast com o autor.

 

Deixe um comentário

