Sorvete

 

 

 

 

Eu acredito ter provado os melhores sorvetes do mundo. Acima, as delícias da Haagen-Dazs, cardápio do último verão europeu. Abaixo, as casquinhas-flor da Amorino, descoberta recente na França.

 

 

 

 

 

 

E aí vai uma síntese do que prometem ser os primórdios do sorvete. Estava devendo esse post desde que escrevi sobre os mais fáceis do mundo. As mais antigas referências vem do Imperador romano Nero, que teria mandado trazer neve e gelo das montanhas e misturá-lo com frutas, e outra do imperador chinês King Tang, que teria um método de combinar leite com água do rio.

A produção de picolé no Brasil tem duas versões: uma diz que começou na cidade de Cataguases (MG), no final do século XIX. Outra, que começou em 1934, no Rio.

Uma das figuras que mais contribuiu para o sorvete ser como conhecemos hoje foi Catarina de Médici, que deixou sua tradicional família em Florença (onde os mais abastados já refrescavam suas bebidas) e casou com o duque de Orléans e foi viver em Paris. Na França, cada banquete de Catarina tinha um sorvete diferente. Para fazê-lo, eram misturados neves, sal e salitre ou azotado de potássio em um balde de madeira. Juntos, congelavam o sorvete. Dentro do balde, era colocada uma forma de estanho com ingredientes tipo creme, açúcar, suco de fruta… Depois de batidos, viravam sorvete.

E pra quem não sabe, no Brasil, desde 2002, todo 23 de setembro é dia do sorvete!! Para saber mais sobre processos químicos e curiosidades, sugiro o site do curso de química da UFSC, muito legal.

Anúncios

2 Comentários (+adicionar seu?)

  1. MBF
    out 24, 2011 @ 21:31:29

    Numa segunda feira????????? Acabas comigo!!!

    Responder

  2. Marina
    out 24, 2011 @ 21:40:48

    tem mais um monte, vou te mandar por email 😀

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: